Tornando-se um dos principais girl groups após 3 anos – “Nós pagamos nossas dívidas familiares – Kim Do Hoon é o nosso mentor”

(Seul = YeonHap News) Elas soltaram gargalhadas ‘bwuhaha’ mesmo para uma conversa chata. Uma delas faria uma expressão maliciosa e, como se fosse contagioso, as outras devolveriam com uma expressão ainda mais exagerada e aplausos.

O girl group MAMAMOO (Solar 26, Moonbyul 25, Whee In 22, Hwa Sa 22) são encantadoras e transbordam com brincadeiras dignas do apelido pelo qual são pesquisadas na internet, ‘Beagle-dol’. Elas acabaram suas promoções que começaram no ano passado, em novembro, com o lançamento de seu álbum ‘Memory’ e também realizaram seu showcase japonês ainda este mês, mas não mostram nenhum sinal de exaustão.

Neste recente encontro com a YeonHap News, MAMAMOO disse: “Porque nós achamos graça das mesmas coisas, somos sempre barulhentas”, e “Durante os nossos dias de estreia, nós até ligávamos a música no carro a caminho de casa depois de nossos compromissos e cantávamos até doer a garganta. Nosso riso morreu um pouco, já que temos muito mais compromissos agora.”

A primeira aparição de MAMAMOO em 2014 foi revigorante. Elas apareceram no meio de meninas que usavam o visual de colegial para enfatizar sua inocência. Elas tampouco eram completamente um grupo que enfatizava o hip hop e a imagem de ‘Girl Crush’ como 2NE1. Embora fossem ídolos, mostraram uma imagem mais madura ao fazer um som retrô dos anos 30 e 40, como dizem nas letras de sua canção “Taller Than You”, elas dominaram o palco com fortes habilidades vocais, apesar de suas poucas alturas de 159~161.

O presidente de sua empresa RBW, o famoso compositor Kim Do Hoon, havia dito: “Eu queria criar um grupo com cores de voz únicas e a capacidade de se divertir bem no palco, não importa o gênero de música” e exatamente como ele desejou, MAMAMOO ganhou o título de ‘TruLiMaMoo’ (“Trust e Listen to MAMAMOO” em inglês, ou seja “Confie e Escute MAMAMOO”) em apenas 3 anos.

“Mesmo durante nossos dias de treinamento tivemos uma formação muito diferente. Em vez de receber uma grade de compromissos bem rigorosa, conduzíamos nós mesmas os nossos ensaios. Também não recebemos papéis a representar por nossa empresa. MoonByul simplesmente gostava dessas danças de menino e ela trouxe vida para seu charme por conta própria. Realisticamente, não somos muito bonitas e somos todas baixas, então tivemos que lutar apenas com nossas habilidades, precisávamos ter uma vida perfeita e produzir cada apresentação com entusiasmo.” (Hwa Sa, Solar)

Outra razão pela qual elas foram capazes de se destacar no oceano de ídolos da indústria coreana é a música “verdadeiramente diferente” feita por Kim Do Hoon.

Com o início de sua música de estréia ‘Mr. Ambiguous’ (2014), seguido por ‘Piano Man’ (2014), ‘Um Oh Ah Yeh’ (2015),’Taller Than You’ (2016),’You’re The Best’ (2016), ‘Décalcomanie’ (2016) passam pelos gêneros funky, R&B e blues, e conseguiram ficar um longo tempo nas paradas.

Essas músicas armadas com títulos únicos e humor espirituoso facilmente grudam na cabeça. No ano passado, ganhando 8 vezes em programas de música, elas foram até mesmo capazes de espalhar a gíria ‘넌is뭔들’.

Moonbyul e Hwa Sa explicaram: “Em vez de um som completamente retrô, a canção ‘Um Oh Ah Yeh’ tinha uma música mais leve, então estávamos preocupadas”, mas, “No entanto, essa música é o que nos deu mais reconhecimento. Além disso, quando ‘You’re The Best’ estava sendo produzida, o título era apenas uma gíria na internet e achávamos que faltava uma faixa-título, mas quanto mais ouvíamos, começávamos a gostar muito dela”.

Mesmo que elas sejam uma equipe que rompeu com o molde de ídolos, elas nem sequer têm um conceito definido, as integrantes enfatizam que “Nós somos ídolos”, e que, “Nós realmente gostamos do título ídolo, que significa um figura de adoração”.

Sua sagacidade madura foi capaz de brilhar no Blue Dragon Awards no ano passado. Elas usaram personagens de filmes e citações famosas de filmes em ‘Décalcomanie’ para abrilhantar a apresentação com improvisos. ‘Vamos para Mojito e beber algumas Maldivas’ para Lee Byunghun e ‘Jung Woosung, se eu beber tudo em um gole, vamos namorar’ para Jung Woosung tornaram-se um assunto quente.

Moonbyul disse: “Na verdade, eu estava super nervosa”, e, “Entregar essas novas letras a um público cheio de pessoas da indústria cinematográfica foi uma missão que me deixou ainda mais nervosa do que eu me senti em nossa primeira apresentação de debut. Estávamos tão preocupadas que nossos rostos estavam ficando escuros e por isso ficamos muito aliviadas quando eles nos responderam com expressões brilhantes”, com risadas.

Elas, como muitos outros artistas, tiveram muitas dificuldades para chegar aos holofotes. Solar fez mais de 30~40 testes para empresas diferentes, incluindo YG Entertainment, e tinha em mente perseguir seu sonho como uma comissária de bordo se ela fosse expulsa de sua empresa atual.

Moonbyul também explicou sua história, “Eu fui expulsa logo antes que eu pudesse debutar uma vez”, e “Quando eu fui expulsa daquela empresa me disseram ‘Você é gorda demais’ e por isso fui cortada do grupo. Na época eu pesava 60Kg, então coloquei minha vida em ordem e perdi peso até ficar com 46 Kg antes de tentar outra vez e ser aceita pela minha companhia atual.”

Mesmo após a estreia elas suportaram uma série de dificuldades emocionais devido a comentários negativos.

Hwa Sa revelou: “Eu recebi muitos comentários fortes sobre minha aparência”, e “No começo eu não fiquei perturbada, mas depois de vê-los constantemente comecei a me machucar. Fiquei chocada com os comentários do tipo “Se não fosse pela Hwa Sa, elas seriam um belo grupo” e comentários que me pediram para sair do grupo.”

A rapper Moonbyul acrescentou “Recebi críticas do tipo ‘Todos elas são talentosas, exceto a rapper’ e ‘Ela entrou por causa de indicação’ e eles também disseram ‘Deve ser legal ser considerada talentosa por causa dos membros do seu grupo’ e ‘MAMAMOO não precisa de você’, coisas assim.”

Whee In também disse: ‘Eu realmente não presto atenção aos comentários, mas as piadas sexuais inadequadas me magoam de verdade.’

No entanto, seus esforços não foram por nada. Elas são tratadas de forma diferente por sua empresa agora, e embora possam não ter muito dinheiro, elas se tornaram filhas que podem proporcionar estabilidade econômica para suas famílias. Whee In e Moonbyul inclusive trabalharam na composição e escrita de letras das músicas e estão começando a coletar direitos autorais.

Elas disseram: “Depois que conseguimos mais trabalho, passamos a usar um carro de modelo mais recente, e antes nós normalmente só comíamos kimbap nas nossas refeições, mas agora podemos escolher livremente o nosso menu. Se nos machucarmos agora, nossa companhia nos leva ao hospital.”

Whee In disse: “Eu fui capaz de ajudar a pagar um pouco da dívida da minha família”, e Moonbyul também, “Meu pai teve que tomar um empréstimo para comprar um caminhão, então eu ajudei a pagá-lo e pegar um carro novo. Porque eu passei muito tempo como trainee e recebi dinheiro deles, é justo que eu faça isso.”

Elas mostraram profunda gratidão ao seu CEO e produtor Kim Do Hoon também.

“Para o nosso respeitado mentor. Se não fosse você, não seríamos um grupo com esse tipo de cor. Ficamos inseguras se não tivermos as menores coisas verificadas por você.” (Todos os membros)

Seu objetivo este ano é crescer mais uma vez e superar suas posições atuais.

Na semana passada, entre os dias 6 e 8, realizaram um showcase em Tóquio, recebendo uma atenção intensa, e disseram: “Tivemos uma sensação muito boa do nosso showcase japonês” e “Embora estivéssemos no exterior e houvesse uma barreira de idioma, não ficamos com medo porque estávamos juntas.”

“Realizamos o nosso sonho e tivemos o nosso próprio concerto solo, que foi o nosso objetivo no ano passado. Então, este ano, queremos estabelecer um objetivo ainda maior e alcançarmos o mundo. Nós realmente queremos fazer uma turnê no exterior.” (Hwa Sa, Moonbyul)

ENG: Real Lady – MAMAMOO Trans
PT-BR: Tefi