Na primeira noite do MOOSICAL Curtain Call ontem, foram exibidos alguns vídeos de paródias entre as apresentações das meninas, e em um deles MAMAMOO aparece de terno, barba e com o rosto escurecido por maquiagem (blackface) imitando Bruno Mars e os músicos do clipe “Uptown Funk”.

Quando uma foto do vídeo vazou na internet o assunto ganhou atenção dos fãs internacionais, e os fãs coreanos entraram na polêmica repassando as reclamações em coreano para a RBW através dos canais oficiais da empresa.

O canal Koreaboo também procurou a empresa e explicou as razões da revolta dos fãs com o vídeo. O representante da Koreaboo escreveu sobre o encontro:

“Conversamos com o CEO, a gerência e as integrantes do grupo para explicar o quão extremamente ofensivo blackface é. Ao longo das conversas, nem uma única pessoa do lado do grupo tentou dar desculpas para suas ações. A RBW confirmou para o Koreaboo que removerá imediatamente todos os casos de blackface das próximas noites do concerto. A MAMAMOO e a RBW se desculparão pessoalmente com o público, seus fãs, bem como com a comunidade negra internacional.”

Para o Koreaboo, a RBW declarou:

“Sinceramente, sentimos muito por permitir que esse vídeo tenha sido criado. Ele mostrou uma extrema falta de discernimento e sensibilidade cultural por parte da nossa equipe. RBW trabalhará com o Koreaboo para nos educar mais sobre a sensibilidade cultural e as lutas que a comunidade negra e várias outras comunidades de minorias sofreram e continuam a atravessar.

Vamos trabalhar arduamente para garantir que esses erros não aconteçam novamente e que nos responsabilizemos por padrões mais elevados de conduta. Nós valorizamos o fandom internacional grandemente e nunca desejaríamos alienar nenhum de nossos fãs.

Pedimos desculpas ao MAMAMOO e aos seus fãs por permitir que isso aconteça e vamos trabalhar mais no futuro como uma empresa que representa o K-Pop internacionalmente “.

Hoje a empresa se pronunciou oficialmente sobre o assunto com uma carta publicada em nome das meninas em coreano no Fancafe, Twitter, Facebook oficiais do MAMAMOO, além de uma versão em inglês nos perfis da RBW Global.

“Olá, aqui é o MAMAMOO,

Nós estamos extremamente arrependidas pelas nossas ações insensíveis e uso do blackface no vídeo que retratava Bruno Mars. Não existem desculpas para o que fizemos e não há palavras para expressar o quão arrependidas estamos. Nós estamos desoladas por termos magoado tão gravemente nossos fãs internacionais. Nós amamos e nos importamos com todas as pessoas independente de raça, sexualidade, religião, e gênero. Nós amamos nossos fãs e sentimos muito por termos ofendidos nossos fãs da comunidade negra.

Entendemos agora porque nossas ações foram erradas e nunca quisemos ofender com o vídeo. Nós éramos extremamente ignorantes a respeito de blackface e não entendíamos as implicações de nossas ações.

Nós dedicaremos tempo para entender melhor nossos fãs internacionais e garantir que isso nunca mais se repita. Esperamos que vocês nos ajudem a aprender nesses e outros assuntos, para que possamos nos tornar pessoas e artistas melhores.

Muito obrigada por trazerem isso aos nossos olhos e nos permitir corrigir os erros que cometemos.”

Na noite de hoje, o vídeo de paródia de “Uptown Funk” exibido não mostrava mais a cena com blackface, que foi substituída por cenas das meninas tocando instrumentos.

Durante uma das conversas das meninas com os fãs no MOOSICAL, elas também comentaram sobre a polêmica diretamente aos presentes.

MoonByul disse que ao longo das noites de show houveram “coisas boas e ruins” e que os MooMoos não deveriam focar apenas nas coisas ruins, mas também não ficar completamente felizes com o resultado.

WheeIn disse “Queremos trabalhar duro para manter o amor das pessoas que nos amam agora, em vez de apenas trabalhar por mais amor de outras pessoas” e HwaSa completou com muita solenidade que elas vão se tornar artistas que não envergonhem seus fãs e que irão se esforçar para não cometer erros no futuro.

Fontes: Koreaboo @wheeimple @ch0sshi