ArtigoGrupo feminino MAMAMOO envolvido em controvérsia de blackface

Fonte: YTN via Nate

1. [+363, -60] Mas elas só copiaram o clipe do jeito que é, elas não fizeram nada ofensivo vestidas daquele jeito. Só se vestir assim já torna isso racista…????

2. [+128, -18] Lembra quando os Estados Unidos tiveram aquela controvérsia com o Starbucks porque um barista desenhou olhos puxados pra um cliente asiático? É a mesma coisa. Mesmo que o barista tenha tido boas intenções em representar uma característica física, isso ainda assim ofendeu o cliente.

3. [+93, -18] Vamos imaginar que um cantor faça uma paródia de um cantor branco. Você já viu alguém pintar o rosto de branco? Não, né? Mas pintar o rosto de preto para fazer paródia de um cantor negro é um problema. Você ficaria feliz se um cantor branco pintasse o rosto de amarleo pra fazer paródia de Gangnam Style?

4. [+23, -11] Me lembra da época que achávamos que “heuk hyung” era um jeito carinhoso de chamar pessoas negras, mas ainda assim era ofensivo para quem ouvia. Se alguém acha ofensivo, nós temos que parar de fazer aquilo. O MAMAMOO precisa se desculpar, sem dúvidas, e refletir sobre isso. Eu tenho vários parentes morando no exterior e eles consideram blackface uma ação extremamente desrespeitosa.

5. [+15, -3] Imagine se pessoas brancas tentassem copiar K-Pop pintando o rosto de amarelo, como vocês se sentiriam? Por que ninguém pinta o rosto de branco quando fazem paródia de estrelas pop? É um reflexo danoção de superioridade branca.

6. [+10, -5] Aparentemente, ao longoda história os norte-americanos fizeram blackface como uma atitude racista contra negros e por isso blackface é considerado um momento triste da história e continuar repetindo isso é muito sério. Coreanos também já fizeram isso e se desculparam diversas vezes. É sem dúvida nenhuma algo errado e é definitivamente considerado racista, mesmo que seja só cosplay!

7. [+10, -3] Não acho que é algo que coreanos devam julgar como certo ou errado. Se os fãs negros se sentiram ofendidos, temos que respeitar isso.

8. [+9, -4] Por que elas sequer fariam isso…? MAMAMOO, a agência delas, os produtores, eles são todos burros a esse ponto? As roupas teriam sido suficiente, pra quê fazer blackface?

9. [+7, -1] Se as pessoas negras se sentiram ofendidas, então é racista sim. Só assumam o erro, peçam desculpas e sigam em frente.

 

Artigo: Representantes do Mamamoo pedem desculpas por controvérsia por racismo: “Vamos retirar as partes problemáticas”

Fonte: 10asia via Naver

1. [+7,586, -364] Isso não é diferente de um cantor branco cantando uma música coreana com os olhos esticados.

2. [+6,469, -605] No fim das contas é ignorância. O fato de nem terem percebido que era racismo.

3. [+5,174, -340] Se elas tivessem feito paródia de um cantor branco, vocês acham que elas teriam pintado o rosto de branco? Mesmo se for sem querer, é coisa assim que promove o racismo e é importante entender isso e nunca mais repetir.

4. [+3,987, -227] O artigo subiu de novo depois que o público se virou contra elas. 

5. [+3,783, -456] Eles já deveriam saber desde a preparação, por que não falaram nada e avisaram que era errado antes de acontecer ㅠㅠㅠ Pelo menos fico feliz que eles estejam sabendo lidar com isso. Tanto as artistas quanto a empresa precisam ficar mais atentos..

6.[+1,067, -54] Aos olhos dos norte-americanos, é basicamente o equivalente de nós assistindo um cantor branco pintando o rosto de amarelo e dançando Gangnam Style.

7. [+1,129, -112] Por que tanta celebridade age sem pensar esses dias…?

8. [+736, -14] É porque a Coreia não tem nenhuma lei ou ensino sobre racismo. Lembro que antigamente um programa de comédia fez blackface e várias pessoas negras nos comentários do YouTube se sentiram ofendidas.

Fonte: Nate

1. [+596, -67] Dá pra comparar super bem com o Eric Nam, que recusou uma esquete de comédia sobre “conceito curry” porque seria desrespeitosoa um país inteiro e ao respeito deles por Gandhi. Ele também se recusou a fazer uma paródia do Hong Suk Chun porque ele considerou que seria desrespeitoso com minorias sexuais. Eu realmente acho que se qualquer uma desses esquetes fosse ao ar nós teríamos ido parar nas notícias da Índia.

2. [+539, -73] Isso é definitivamente racismo. Tanto as artistas quanto a empresa são extrememante ignorantes e imprudentes, tsc tsc;;;

3. [+514, -52] É hilário pensar que todos vocês seriam os primeiros a fazer um escarcéu se vissem qualquer estrangeiro esticando os olhos mas ah, tão compreensivos quando se trata de racismo contra pessoas negras ㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋ

4. [+71, -33] Eu sempre soube que esse grupo acabaria se envolvendo em escândalo, se não exatamente nisso. Elas sempre exageram com tudo.

5. [+61, -20] Taeyeon é a mais desrespeitosa de todos por dizer “ela é linda para uma negra”

6. [+46, -11] Eu acho de verdade que elas não conhecem mais limites depois de serem tão elogiadas por serem “beagle-dols”, eu sabia que um escândalo ia acabar chegando algum dia…

7. [+44, -10] A Taeyeon e a Min do miss A também disseram coisas racistas. Tantos ídolos são burros na cabeça.

8. [+43, -1] Não seja idiota e não defenda elas. Odeio como tem tanto fã idiota que aparece do nada assim que você critica qualquer erro. Eles só podem ser antis (haters) em segredo.

9. [+35, -2] Agora entendo o motivo pelo qual essas agências de entretenimento nunca crescem além do que já têm… Eles não contratam pessoas espertas pro departamento de marketing. Esses pedidos de desculpa são ridículos. Pedidos de desculpa que só servem pra proteger seu próprio orgulho são inúteis e não deveriam nem ser divulgados. Um “engano”? Como que isso é um engano? Continuem tentando se proteger desse jeito e vocês vão perder tudo.

10. [+28, -1] Ainda tem grupo fazendo blackface????? Depois de ver tantos artistas veteranos antes deles serem odiados por isso? E elas nunca aprenderam nada????…… Aigoo…

 

 

 

Fontes: NetizenBuzz e NetizenBuzz
PT-BR: Lu