Como vocês se sentem de fazer esse photoshoot com a BNT?

SL: Eu estava muito nervosa antes de virmos para cá, porque faz bastante tempo desde que fizemos um photoshoot com a bnt. Como sempre, você tirou as fotos muito bem, então foi divertido posar e espero que possamos fazer isso de novo na próxima vez.

WI: Nós não somos um grupo que faz muitos photoshoots, mas acho que ganhamos uma boa lembrança graças a bnt.

HW: Foi muito divertido. Eu gostei muito das roupas. Eu gosto de tentar um novo estilo.

O que vocês tem feito recentemente?

SL: Nós estamos nos últimos estágios das preparações para o nosso álbum, então estamos ocupadas gravando e treinando a dança. Queremos que isso passe logo para mostrar uma boa música e um ótimo stage.

HW: Ultimamente, eu tenho apenas gravado. Por as 4 integrantes participarem muito nas nossas músicas, estamos ocupadas preparando o álbum.

Os fãs tem se preocupado muito por conta do machucado da Solar, você se recuperou bem?

SL: Por tantas pessoas terem se preocupado, felizmente eu estou bem agora.

Vocês tiveram a honra de correr no revezamento de tocha das Olímpiadas de Inverno de Pyeongchang, como se sentem?

SL: Infelizmente, por conta do meu machucado, eu não pude ir junto, mas eu estava orgulhosa vendo minhas meninas correrem.

WI: Primeiro de tudo, foi realmente animado. Foi minha primeira vez correndo no revezamento, então eu estava muito nervosa. Mas acho que os 15 minutos passaram voando.

MB: Por nós três termos que correr, foi um pouco pesado e eu estava preocupada. Acho que ficará guardado como uma boa lembrança, podendo ter compartilhado um momento tão especial junto do MAMAMOO.

Teve algo que aconteceu durante o revezamento?

HW: WheeIn tem um pouco de lembranças ruins enquanto corria. (risos)

WI: Sim. (risos) Eu vi as fotos depois da corrida e eu não coloquei a touca direito. Então ficou parecendo um cone na minha cabeça. Eu fiquei com muita vergonha. (risos)

A falta da Solar deve ter sido uma pena.

SL: Foi sim, mas eu estou grata que orgulhosa que as meninas fizeram tudo tão bem.

WI: Não é uma oportunidade que surge sempre, então foi triste ver o lugar da Solar unnie vazio.

MB: Nada seria melhor do que ter as 4 integrantes fazendo isso juntas, mas a melhora da Solar unnie era uma prioridade. Se tiver alguma outra oportunidade, eu quero fazer junto como um grupo.

Vocês irão lançar sua nova música em Março. Podem falar sobre ela?

SL: Nós colocamos muito uma atmosfera diferente nesse álbum, que é completamente diferente dos estilos que o MAMAMOO já fez. Eu acho que vai ser legal esperar por isso. (risos)

Seguindo seu debut em 2014, vocês tiveram um hit atrás de outro com ‘Mr. Ambiguous’, ‘Piano Man’, ‘Um Oh Ah Yeh’, ‘You’re The Best e ‘Decalcomanie’. Vocês sentem alguma pressão por esse álbum que está chegando?

SL: Claro, com a ansiedade vem a pressão. Mas nós fazemos o nosso melhor para chegar no que todos esperam, então eu acho que essa pressão se torna uma boa sinergia.

HW: Eu acho que de alguma forma tem um senso de responsabilidade. Estamos colocando tudo de nós na preparação desse álbum, com a responsabilidade de não desapontarmos ao invés de nos sentir pressionadas. O single ‘Paint Me’ que nós lançamos recentemente não chegou nos charts tão bem quanto eu pensei que iria. Eu me senti triste que a música não encaixou tão bem nos olhos do público geral, que está acostumado ao lado brilhante do MAMAMOO que nós mostramos. Eu acho que ‘Paint Me’ vai virar um ponto de mudança pro MAMAMOO.

Depois do debut, vocês tiveram muitas atividades, lançando um álbum todo ano e fazendo parte de OSTs. Eu acho que deve ser difícil pra vocês, tanto físico como mentalmente.

SL: Claro, existem horas que é cansativo, mas acho que nós descobrimos como superar isso da nossa forma.

WI: Quando estamos promovendo, eu fico exausta fisicamente, mas acho que momento difícil que vem mentalmente é grande. Eu acho que, pra esse trabalho, você precisa ter uma mente forte. Tem horas que você desmonta mentalmente e se sente exausta, mas não é algo que alguém possa consertar, então temos que nos controlar bem.

Grupos rookies tem escolhido o MAMAMOO como exemplo deles. O que isso as faz sentir?

SL: Gratidão. Quando eu escuto essas coisas, eu fico envergonhada, mas meu senso de responsabilidade fica mais forte.

HW: Eu acho incrível. Eu ainda sou um pouco tímida. Tem muitos pessoas mais legais. (risos)

O que vocês sentiram quando a cantora sunbaenim Lee Hyori escolheu vocês como hoobaes mais talentosas?

MB: Quando soubemos da notícia, todas gritaram no carro. (risos) Nós realmente admiramos ela. Saber que nossa role model, Lee Hyori sunbaenim, nos elogiou, ficamos emocionadas.

WI: Nós ficamos realmente gratas, e isso fez nós querermos trabalhar ainda mais na nossa música daqui pra frente.

Quem é o exemplo do MAMAMOO?

SL: Pessoalmente, Lee Hyori sunbaenim.

HW: É diferente para cada integrante, mas tem um exemplo que eu pensei quando a empresa estava formando o MAMAMOOO. É o grupo TLC dos EUA. É um grupo com uma personalidade bem forte. Pensando nisso agora, acho que nós estamos fazendo músicas fortes e únicas como eles.

O MAMAMOO tem uma fanbase diversa, com homens e mulheres de todas as idades. Vocês tem particularmente muitas fãs mulheres.

WI: Eu acho que o jeito que você age no palco faz você se aproximar deles de uma forma amigável. Muitas das nossas músicas também representam os sentimentos femininos e expressamos com honestidade. As mulheres hoje em dia tem confiança em si mesmas e gostam disso. Eu acho que as pessoas gostam muito das nossas músicas porque encaixa bem nisso.

Quando você pensa em MAMAMOO, não pode ignorar o trabalho em grupo. Vocês tem algum segredo em manter um trabalho em grupo tão bom?

SL: Nós somos próximas ao ponto de termos morado juntas como trainees. Agora, elas são mesmo dongsaengs que são como minha família.

HW: Eu acho que esbarrar uma na outra quando você precisa disso é o segredo. Se você passa muito tempo junto de alguém, existem coisas que vão te magoar. Se você não falar sobre e superar isso, vai continuar com você por muito tempo. Nós batemos muito nossas cabeças, mas, depois desses dias, agora nós podemos saber as coisas só de olhar nos olhos umas das outras. (risos)

MB: Sim. Depois de aprender o jeito de cada uma, aprendemos o jeito de como falar as coisas sem machucar os sentimentos umas das outras.

Vocês parecem trabalhar duro em se comunicar com os fãs apesar de estarem ocupadas.

SL: Nós sempre tentamos fazer isso. Acho que é o único jeito de devolver o amor que nossos fãs nos dão.

WI: Nós existimos uns pelos outros. Ao invés de trabalhar duro para lançar álbuns sempre, eu acho que também é importante se comunicar com alguém próximo. Então os sentimentos que você tem um pelo outro se torna mais profundo. É como um relacionamento. (risos) O nome deles é apenas “fã”, mas eu realmente acho que é como duas pessoas que gostam uma da outra, um relacionamento entre amantes. Então nós sempre nos esforçamos para fazer um ao outro feliz.

Quando você pensa em MAMAMOO, você pensa em ‘beagle-dol’ e vice e versa. O que vocês acham dessa sua imagem de beagle?

SL: Primeiro eu não sabia muito bem o que significava, mas encaixa na gente perfeitamente. Apesar de sermos quietas as vezes. (risos)

HW: Nós meio que atingimos um período de cansaço com a imagem de beagle. Agora esse rótulo é apenas confortável.

WI: Sim. A imagem de beagle é confortável agora, é uma parte do que somos. Se nós tentarmos ser como ‘doll-idol’ (idol bonecas), que é uma imagem que não encaixa em nós, seria muito ruim pra gente também. (risos)

Por sua imagem alegre e brilhante ser tão forte, deve haver alguns desafios.

MB: Nós também somos pessoas, então nós nos sentimos cansadas e tristes também. Mas, por sempre aparecermos como animadas, tem horas que ficamos exaustas. Tiveram épocas que nós fazíamos careta nos eventos no palco. Por quase metade de um ano depois, isso era tudo que as pessoas queriam ver, não importando aonde fossemos. (risos) Nós queremos mostrar um lado diferente de nós, mas eu fico preocupada que estamos cimentadas na imagem de engraçadas. Agora, fazendo várias atividades musicais, eu acho que melhorou de o público geral aceitar que, ‘MAMAMOO tem esse lado delas também’.

WI: Nós queremos mostrar uma imagem além do alegre e divertido, mas se mostrarmos uma aparência diferente, as pessoas ao nosso redor ficam estranhas, então é desconfortável. Por as pessoas quererem uma imagem criada mais do que elas mesmas, é uma pena que não tenhamos muitas oportunidades de mostrar muito nossas aparências reais.

Tentar se aproximar do público de uma forma amigável cria alguns maus entendidos sem querer.

HW: Agora, próximo de 5 anos desde o debut, nós percebemos que esses maus entendidos podem ser mudados através de mudanças. Todos parecem estranhos em primeira vista, e você é suscetível a errar. Nós também somos parte desse processo e eu acho que a melhor resposta e mostrar um lado mais maduro de nós.

Vocês mostram letras espirituosas em várias performances. Quem tem essa ideia?

HW: Nosso CEO mandando? (risos)

WI: Se nosso CEO nos joga uma grande ideia, nós geralmente mordemos a isca. (risos) Nós discutimos muitas coisas especialmente antes de subir ao palco. Colocamos nossas mentes juntas e discutimos as coisas, boas ideias surgem dali.

Tem algum stage memorável?

WI: Tem um stage que tem nos incomodado por anos. (risos) Promovemos ‘Um Oh Ah Yeh’ por um tempo bem longo e mostrávamos sempre um adlib diferente em cada apresentação. Quando pensamos que não tínhamos mais nenhum tema, mudamos a letra para o tema de ‘moo party’ (festa do rabanete). A letra tem uma variedade de moos/rabanetes, de kimchi de rabanete, rabanete cortado seco, kkakdugi.

A performance de tambor da Solar no concerto solo do MAMAMOO foi um assunto famoso. Eu sinto que teve muito esforço para completar um stage grande como aquele.

SL: Eu pratiquei muito. Mesmo durante a performance, eu ficava muito nervosa de derrubar a baqueta, mas fico orgulhosa que as pessoas assistiram a performance tão bem.

Vendo seu carisma explodir no palco, HwaSa é como a rainha sexy da próxima geração. Esse talento é natural?

HW: É um pouco difícil falar sobre eu mesma, mas acho que eu tive muitos desses talentos desde pequena. (risos) Quando eu era mais nova, meus pais trabalhavam, então eu passava muito tempo sozinha já que eles eram ocupados. Desde então, eu ligava alguma música e dançava para mostrar meus talentos. Eu lembro de assistir Uhm JungHwa e Kim HyeSoo sunbaenims na TV e imitar elas com uma cortina ao redor de mim como um vestido. (risos)

Junto com uma música solo, WheeIn tem feito muitas colaborações com cantores diferentes. Você tem algum plano de solo?

WI: Sinceramente, eu tenho planos muito detalhados para esse ano, mas ainda é um segredo. (risos) Claro, vamos trabalhar duro com as atividades do MAMAMOO. Mas eu quero mostrar as pessoas o lado musical colorido, não apenas a WheeIn do MAMAMOO, mas também Jung WheeIn.

MoonByul, você mostrou seu rap e canto durante sua música solo ‘Love & Hate’, incluída no álbum ‘Purple’. Teve alguma dificuldade em controlar tanto o rap quanto o canto?

MB: Junto do produtor, as integrantes me ajudaram muito. Foi difícil enquanto eu estava aprendendo, mas eu pude dar outro passo no meu desenvolvimento através de ‘Love & Hate’.

MoonByul também é conhecida por parecer com o Xiumin do EXO e Minhyuk do BTOB. Vocês também se parecem na vida real?

MB: As meninas falam que ficaram surpresas depois de ver eles na vida real também. (risos)

HW: Quando ela usa maquiagem, ela parece com Xiumin sunbaenim e quando não, parece com Minhyuk oppa. (risos)

WI: É algo confuso. Quando o Minhyuk oppa passou, eu pensei que era a MoonByul unnie. (risos)

MB: As integrantes ficaram confusas durante os ensaios também. Todos os integrantes do BTOB também sabem que nós nos parecemos. (risos) Nós nos aproximamos depois de dizer que eu pareço com Minhyuk oppa.

Tem alguma música de outro girl group que vocês queiram tentar no seu estilo?

SL: Eu gosto de ‘Red Flavor’ do Red Velvet porque é fresh. Acho que seria legal testá-la no estilo MAMAMOO.

MB: Eu acho que também seria legal fazer ‘Peek-A-Boo’ e ‘Red Flavor’ do Red Velvet.

HW: Uma música que eu já escutei muito. Eu quero tentar um estilo como ‘Playing With Fire’ do BlackPink.

WI: Eu acho que ‘4 Walls’ do f(x) é bem polida e boa.

Tem alguma celebridade de quem vocês são próximas?

WI: Eu não acho que tenho a personalidade de me aproximar de alguém primeiro. Mesmo que a pessoas venha até mim, eu fico tímida e nervosa, então eu não sou muito próxima de muitas celebridades. Eu acho que se aproximar naturalmente é melhor.

MB: Tem um grupo da 92 Line com Sandeul, Jin, Hani, Baro e Ken. Já que somos adultos, nós bebemos. Mas acho que o que mais fazemos quando estamos juntos são jogos de escapar da sala. (risos)

Recentemente, vocês completaram showcases no Japão e Taiwan. Vocês tem mais planos para atividades estrangeiras?

HW: O interesse no MAMAMOO em outros países é bem grande. É difícil falar sobre algum plano mais detalhado, mas estamos planejando esticar as atividades do território do MAMAMOO para outros países. (risos)

Vocês participaram de muitos programas competitivos, mas tem muitos fãs que estão triste por não poder vê-las em outros programas.

MB: Nós fomos muito em programas de competição. Então parece que somos idols que a especialidade é programas competitivos. (risos) Por tomar muito do nosso esforço para nos prepararmos para esses programas, acho que nós não pudemos ir em outros programas de variedades.

HW: Tem isso de nós não encaixarmos muito bem na TV. (risos) Quando não estamos gravando somos divertidas, mas congelamos assim que a câmera começa a rodar.

MB: Também, eu acho que fazer programas de variedade sozinha é difícil. Quando você tem as outras integrantes, elas reagem com você. Se você comete um erro, elas podem te ajudar. Mas é difícil quando você vai sozinha.

Tem algum programa de variedade que vocês gostariam de tentar?

WI: Eu quero tentar um de variedade realista como ‘I Live Alone’. Ao invés de me sentir pressionada e obrigada a fazer algo, acho que programas que possam nos mostrar sendo naturais são melhores.

Tem alguma b-side de seus álbuns que vocês gostariam de recomendar?

HW: Uma música de bossa nova, ‘Words Don’t Come Easy’ do ‘Melting’. Pessoalmente, eu gostei do sentimento que as integrantes tiveram juntas e me envolvi neles enquanto gravava essa música.

MB: A música ‘Hometown’. Também é do ‘Melting’, mas cada uma das integrantes escreveu sua parte. É uma música que tem muito de nossas lembranças.

Vocês participam muito da composição e construção das letras. De onde vem suas influências?

HW: Vida. Não tem mais nada de especial.

WI: E também da experiência. Eu acho que as coisas que veem de repente para você são as maiores.

Vocês tem muitas músicas que falam sobre amor e separação. Estou curiosa quanto a vida amorosa do MAMAMOO.

HW: Eu não acho que amor é só sobre um relacionamento entre duas pessoas, mas envolve várias coisas. Como amor de amigos ou família.

WI: Eu acho que HwaSa escapou bem. (risos)

HW: É sério. (risos) Eu escrevo muito sobre amor de família também. E nós podemos ter crushes e amor unilateral. Também somos pessoas. Eu acho que tem algo estrito quando se fala sobre celebridades e amor. Eu não gosto de como nós estamos “batendo no arbusto” agora também. (risos) De qualquer forma, existem muitos tipos de amor.

MB: Eu relembro de experiências passadas de amor, antes de debutar e escrevo sobre isso.

Tem muitas celebridades que escolhem o MAMAMOO como seu tipo ideal. Vocês já foram convidadas para sair?

MB: Nunca.

WI: Eu já. (risos)

MB: Sério? Eu não sabia. (risos) Eu estou curiosa para saber quem é agora. Eles falaram que estavam interessados em você e pediu seu número?

WI: Foi algo assim. (risos) Faz muito tempo. Não é recente. De qualquer forma, já aconteceu.

Quais são seus tipos ideais?

HW: Eu acho que realmente sei meu tipo ideal agora. Eu gosto muito de pessoas que são otimistas.

WI: É algo abstrato de dizer assim, mas é alguém que é ‘amplo’. Assim, como alguém com uma amplitude grande. Eu quero alguém com grande amplitude. (risos) Otimista dois.

MB: Alguém que entenda.

WI, HW: Otimista três. (risos)

MB: No passado, eu era chata com visual também. Mas agora, eu acho que entender um ao outro é mais importante quando se conhece alguém.

Vocês estão na idade de namorar, não querem?

WI: Eu quero. (risos) Porque estamos na idade do amor.

HW: Agora estamos ocupadas, mas se meu coração combinar com o de alguém e eu pensar ‘É essa pessoa’, eu namoraria.

MB: Quando eu tiver alguém que eu amar, acho que terá um dia que eu vou deixar que saibam que estamos namorando.

Vocês imaginam o MAMAMOO daqui a 10 anos?

WI: Acho que vamos até ‘9010’ e cantar. (risos)

HW: Em 10 anos, nós vamos ter 34. MoonByul unnie terá 37 e YongSun unnie, 38. Quase 40. (risos) Eu acho que teremos alguns momentos juntas. (risos)

MB: Nós nos perguntamos isso logo no nosso debut. Naquela época, eu podia imaginar 10 anos no futuro, mas agora é quase 40. (risos) Acho que nós estaremos juntas como MAMAMOO, enquanto fazemos nossas atividades individuais.

Vocês tem muitos rótulos como ‘escute e confie no MAMAMOO’ e ‘beagle-dol’. Que tipo de rótulo vocês gostariam de ter no futuro?

WI: ‘MAMAMOO que não precisa de rótulos’. Eu espero que o MAMAMOO possa ser assim, sem necessidade de rótulos.

Que tipo de ano foi 2017 para o MAMAMOO?

HW: Nós apenas lançamos um álbum mas, apesar disso, foi um ano que estabelecemos a base pare expandir nossos limites musicais.

Qual seus objetivos para 2018?

HW: Nosso objetivo esse ano não é ser número 1, mas esperar que esse ano seja um que nós consigamos completar bem o que planejamos. Pra fazer isso, acho que a saúde de nossas integrantes seja a prioridade. Eu quero que nós possamos tomar conta de nossa saúde bem e também fazer nossas atividades musicais.

Quais são os planos futuros para as promoções?

MB: Primeiro de tudo, estamos planejando lançar um álbum em Março. Estamos planejando mostrar várias atividades, não apenas como MAMAMOO, mas as que mostrem nossas próprias cores.

Por fim, uma palavra para seus fãs.

SL: Teve um tempo não muito curto entre ‘Yes I Am’ e esse comeback, então muito obrigada por esperar até agora. Nós vamos trabalhar duro para mostrar músicas melhores e stages no futuro, então esperamos que vocês possam nos assistir bem. Pessoal, não se machuquem, vamos nos encontrar logo bem saudáveis.

WI: Nós não estamos ativas ultimamente, então não tivemos a chance de encontrá-los assim. É realmente bom que nós possamos nos cumprimentar através desse photoshoot logo antes do nosso comeback. Nós temos muitos planos para esse ano, então vamos trabalhar duro para que seus olhos e ouvidos não descansem, então esperem muito por isso. Obrigada por esperar por tanto tempo e eu espero que você possa continuar a dar muito amor ao MAMAMOO.

• kr-eng: ch0sshi
• eng-ptbr: Gabs | MAMAMOO Brasil