Solar fez seu primeiro concerto solo, o concerto chamado ‘Solar Gamsung Concert ‘Blossom’, nos dias 27, 28 e 29 de Abril na Coréia do Sul. No concerto ela fez performances do projeto “Solar Emotion’s” e apresentou outros covers que deixaram os MooMoos no chão. Reunimos as informações/diálogos do que rolou nos três dias de concerto para que você ficar por dentro, meu/minha caro(a) MooMoo. Pegue a pipoca e leia nosso resumão! Lembrando, as situações não estão em ordem cronológica.

Dia 1 ~ 27.04.18

Solar cantou a canção “Lonely People”, uma música do projeto Solar Emotion’s. Aparentemente, ela deu flores para as pessoas que estavam na parte da frente da plateia. 

Solar cantou um trecho de “Rain”, da Taeyeon. No entanto, ela disse que precisaria cantar um pouco baixo.

Durante o concerto, Solar deu 30 segundos para que todos pudessem tirar fotos.

Solar fez um cover de “Rehab”, da Amy Winehouse. Solar sempre foi uma fã da Amy, já citou que Amy era uma de suas inspirações na música e até já fez um ensaio fotográfico fantasiada da cantora. Apesar de atualmente só ter fancam do dia 29, assistam igual! Começa aos 6:57

Solar cantou “LoveAgain” em dueto com Yang Da-il. Essa foi a segunda vez que Solar e Yang Da-il se encontraram, a primeira vez foi para a gravação da canção “LoveAgain”.

Solar apresentou a canção “Big Booty”, que foi composta por ela mesma. Essa música já havia sido mencionada por ela antes, mas nada muito esclarecedor. Big Booty foi a primeira música que Solar compôs na vida, e ela parecia estar feliz por terem gostado.

WheeIn foi uma das convidadas do concerto do primeiro dia, apareceu para os MooMoos cantando “Angel” com a Solar, mas antes delas cantarem, Solar disse que era capaz de fazer tudo aquilo graças ao MAMAMOO. Depois de cantarem “Angel”, WheeIn conversou com Solar e os MooMoos se apresentando como o anjo da Solar: “Eu sou o anjo da Solar e a terceira integrante do MAMAMOO”, também comentou que seus pais estavam no concerto também, e que ela estava brincando com eles antes de subir ao palco. Ela disse que estava praticando em casa, de pijama. Solar fez WheeIn cantar “EASY”. Ela mal pediu, apenas disse que eles iriam tocar a música. Solar fez WheeIn fazer aegyo e depois se desculpou por isso. A Angel line (nome da line da Solar e da WheeIn) cantou um trecho acústico de ‘Starry Night’, então foram direto para ‘Sleep In The Car’ e depois ‘Um Oh Ah Yeh’.

Solar apresentou “Happy People” com uma MooMoo.

Os trechos de conversa eram longos. Em um deles, Solar leu o que os fãs escreveram sobre suas preocupações.

Solar cantou ‘I Will Give You All My Love’ (vestida de vaca), a música que ela apresentou no programa “King of Masked Singer” em 2015, e logo após para fechar com chave de ouro, Solar cantou a primeira música do projeto “Solar Emotion’s” como fechamento do concerto. Detalhe, antes do concerto começar no primeiro dia, uma vaca estava no saguão do local do concerto, tirando foto com alguns MooMoos, o que os rabanetes não sabiam (apenas alguns suspeitavam), é que dentro da fantasia da vaca, estava a Solar, que foi relevado no VCR durante o concerto)

Chorong, do Apink, compareceu ao concerto. Solar agradeceu Chorong, WheeIn e os MooMoos após o concerto no fancafe.

 

Dia 2 ~ 28.04.18

HwaSa foi a convidada da noite. HwaSa e Solar fizeram um cover da música “Save Me From Myself”. Elas fizeram novamente uma versão acústica de “Starry Night” e Solar cantou a parte da MoonByul. HwaSa cantou “Don’t Give It To Me” (música em colaboração com o Loco), e, aparentemente, Solar disse que ia fazer a parte do Loco, mas esqueceu quando começava a parte dele na música, ela riu e ofereceu água para HwaSa em vez de cantar, as duas e os MooMoos riram com a situação. HwaSa disse que ultimamente tem escutado muitas músicas latino-americanas. Solar e HwaSa conversaram, e traduzimos parte de alguns diálogos delas.

 

Solar: “Eu já esperava isso, mas quando a HwaSa entrou, ela estava toda tipo (Imita a sensualidade de HwaSa), então eu pensei “É, essa é a HwaSa”.

HwaSa: “Eu estou bem feliz ultimamente, recebendo o amor de todos.”

Solar: “Amor por quê?”

HwaSa: “Pela música.”

Solar: “Que música?”

Solar: “Nos últimos tempos, ver a HwaSa tão feliz me deixa feliz também. O que você tem desejado ultimamente?”

HwaSa: “Eu só quero viver confortavelmente com a unnie.”

 

Solar agradeceu e reafirmou que só foi capaz de fazer o show por causa do MAMAMOO e dos fãs que foram vê-la. Disse que escreveu “Star Wind Flower Sun” como forma de agradecimento, pois ela sentia que nunca conseguiria recompensar os fãs por coisas, como dar parabéns a ela em seu aniversário e essas coisas. Ela cantou a versão acústica da música, tendo um coral de MooMoos completando a melódia em alguns momentos, deixando a surpresa e emocionada, chegando a chorar com aquilo.

As integrantes mandaram mensagens em vídeo para Solar. Solar estava esperando por um vídeo diferente, não um com mensagem das integrantes, então quando o vídeo começou ela achou realmente que MoonByul tinha ido ao concerto. No telão, as integrantes do MAMAMOO parabenizaram Solar pelo concerto, e falaram seus sentimentos pela líder. 

MoonByul: “Surpresa~ Oi. É estranho fazer isso assim. Você não vai chorar emocionada com algo assim, né?

Solar falou no microfone: Eu estou seriamente cansada disso. (Sobre Byul dizer esse tipo de coisa)

MoonByul: “Meus sinceros parabéns. Quando eu te observei antes, se preparando para o concerto, você tinha muitas preocupações e isso estava muito trabalhoso. Ao ver você daquele jeito, eu pensei que isso só era possível ainda porque era você que estava fazendo. Acho que é uma chance para você se desenvolver bem. Eu também aprendi muito ao te observar, e, sério… Você é ótima. Espero que passe todos os dias feliz. Parabéns, e força sempre. Tchau~”

WheeIn: “Oi~ Unnie, parabéns pelo seu primeiro concerto solo. ‘Hoje a noite a estrela sou eu, sou eu, sou eu’. Eu espero que você se saia bem, pelo tanto que você trabalhou enquanto preparava esse concerto. Acho que seria bom se você pudesse continuar mostrando bons shows com boas músicas assim como esse. Sinceramente, fazer isso é constrangedor~ Okay, sempre, obrigada e te amo.”

HwaSa: “Parabéns~ Você trabalhou muito~ Você sempre trabalha muito em um lugar onde não podemos ver e se preocupa com coisas que não pode dizer aos outros. Sinto que você tem muitas preocupações, mas você se agarra com firmeza à sua posição e nos lidera. Eu não fui capaz de me expressar sobre isso, mas as integrantes provavelmente- Não, não provavelmente, mas elas sabem também. Já que somos igual meninos, acanhados e tímidos, nós não conseguimos de expressar nada a você. Ter um show “Solar Emotion” como esse… Ver você assim, no seu lugar, como você mesma… Posso ver que você está indo em frente assim como te vi fazer desde que éramos trainees, intacta. Nós realmente trabalhamos muito, né? Espero que continuemos trabalhando muito, com nossos corações imutáveis desde que nos conhecemos. Unnie… Eu… realmente…amo você. Isso é meu agora.”

Após assistir a mensagem das integrantes, Solar não conseguia cantar direito, pois sorria e chorava ao mesmo tempo.

Solar leu a história de uma MooMoo taiwanesa que tem mãe coreana. Ela contou que começou a aprender mais coreano quando se tornou MooMoo e que sua mãe era grata ao grupo por isso. Ela pediu ajuda a Solar para dizer coisas calorosas para sua mãe. “Eu também tenho problemas para expressar esse tipo de coisa em relação aos meus pais. (Solar encontrou a MooMoo na plateia) Você está com sua mãe? Espera, se ela não está aqui, como eu posso te ajudar? Vamos gritar ‘Mãe, pai, eu amo vocês’, então.” Solar falou. Ela pegou o celular da MooMoo e gravou uma mensagem para seus pais.

Ela leu uma outra história, de uma outra MooMoo, e disse que não a chamaria da plateia pois acabaria chorando ao encara-la. Mas disse que espera que ela seja capaz de continuar lutando contra a dor da perda com otimismo e que espera que sua música a ajude.

Solar: “Eu também me preocupava com meu futuro. Vejam, eu comecei aos 21 anos e isso é um pouco tarde. Eu ficava praticando enquanto a maioria dos meus amigos já estava trabalhando, então, eu também sei como é quando o futuro parece obscuro. Só quero dizer para vocês continuarem seguindo seus sonhos e trabalhando muito por aquilo que gostam, eventualmente vocês alcançarão seus objetivos. Então, não se preocupem tanto com isso. Não se preocupem!”

Solar comentou que teve que cortar um dos vestidos do concerto, “Eu tive que cortar esse vestido ontem porque estava muito longo. Mas continua longo. Amanhã ele será uma minissaia.”

Ela respondeu algumas perguntas como: “Yongsun, como você dorme?” e respondeu, “Que? Eu durmo normal, eu acho. Eu durmo um pouco mais rígida do que pessoas normais, tipo assim… (Demonstra) Bem, essa foi uma pergunta interessante.” Ela viu um desenho da JjingJjing (sua cachorrinha) feito por um MooMoo e disse; “Essa pessoa desenhou a JjingJjing mas não está bom. A nossa habilidade incrível com desenhos é a mesma.”

Aparentemente, quando Solar estava no ensino médio, ela participou de uma competição de coral na escola onde cada classe batalhava com as outras. Solar foi induzida por sua professora a participar, e também foi dito que ela era uma meio-soprano. “Eu era muito tímida no ensino médio, então as pessoas começaram a dizer “Alto!” ou “Eu serei soprano!” mas eu não conseguia dizer nada, então a professora me indicou.”

Cosmic Girl também foi uma das convidadas de Solar, para quem não sabe, Cosmig Girl é uma ex-integrante do grupo RaNia que agora trabalha como compositora e solista, ela também já compôs as músicas “Rude Boy” e “Finally” do MAMAMOO. Perguntaram a Cosmic Girl: “O que é a Solar para o Cosmic Sound?” e ela respondeu “Ela é alguém por quem somos muito gratos por ter feito a RBW uma casa confortável para nós. […] Ela gosta de gravar várias vezes, sempre dizendo ‘Unnie, posso fazer isso mais uma vez?’ Então, às vezes, ela acaba gravando demais, mas ultimamente, seu esforço tem feito dela uma amiga adorável. “Cosmic Girl” fez um cover de New Rules no concerto.

No bate-papo com os MooMoos, Solar também brincou com o CEO da RBW: “Eu sempre fico impressionada com as músicas incríveis que vocês escrevem e- O CEO está aqui também hoje, mas- Eu estive pensando e acho que a empresa precisa passar por uma mudança de autoridade.” (Todos riram) “Meu futuro acaba de se tornar incerto.”

Na última música do concerto do dia 2, Solar avisou: “Essa é a última música, mas se depois de ouvir, vocês não levantarem suas bundas da cadeira, quem sabe o que pode acontecer depois?” Ela estava falando sobre um bis.

Dia 3 (Final) ~ 29.04.18

Solar cantou um trecho de “Coffe & Tea” e disse que era sua primeira vez cantando essa música ao vivo, então ela não sabia nada além das partes “coffee & tea” e “love love love”. Alguém disse que queria ver Solar performando “SexyBack” de novo (ela performou no MOOSICAL) e então ela o fez. A banda teve que lembrar de novo como tocar a música. Solar dançou “Gashina”. Ela disse que não esperava por “Gashina”, mas sim algo tipo “Bboom Bboom” e então a música começou a tocar imediatamente. Ela tentou fazer um cover de “Pink Panties”, da HwaSa.

No segundo dia de concerto, alguém pediu que Solar falasse em dialeto, então ela disse que já tinha feito uma parte do rap da MoonByul em dialeto em uma transmissão do VLive. Ela fez novamente e disse que se sentiu muito orgulhosa de si, por que sentiu que havia feito muito bem. No terceiro dia, Solar cantou uma parte de um rap da MoonByul como um sotaque do interior. Ela disse que se sentiu orgulhosa quando fez isso pela primeira vez, mas que agora percebe que é muito ruim.

O convidado da noite foi Hwang Chi Yeol. Ele cantou com Solar a música ‘꿀이 떨어져 (Mellow)’. Solar disse que sua irmã estava em algum lugar da plateia. Ela disse também que sua irmã estava animada com o dueto com Hwang Chi Yeol. Solar e Hwang Chi Yeol se elogiaram e Solar disse que estava grata por ele ser um convidado. Hwang Chi Yeol disse que estava grato por ter sido convidado e comentou sobre como Solar foi praticar com ele. Ela agradeceu por ele ter tirado tempo para participar.

Hwang Chi Yeol: “Eu amo o MAMAMOO! Elas foram ao meu show e elas arrasaram no palco! Elas foram incríveis e eu queria pagar uma refeição para elas depois, mas elas tiveram que sair mais cedo porque estavam ocupadas.”

Originalmente, a parte “Ah ddeum” não fazia parte de “It’s Been A Long Time”, mas enquanto a gravação acontecia, eles sentiram que devia ter algo naquela parte e não só o instrumental. Então, Solar pensou em adicionar o “ah ddeum”.

Solar comentou sobre como as pessoas achavam que “Big Booty” seria uma música com uma vibe de Hip-Hop quando ouviram sobre, ela contou que tem sentido dor na hora que faz uma abertura em “Big Booty”.

MoonByul foi a convidada da noite. MoonByul e Solar cantaram a música “Like Yesterday”, que foi a mesma que elas apresentaram no programa Sugarman em 2015, Moon disse que estava nervosa, disse também que está preparando seu álbum solo e que estava usando as coisas que aprendeu com a Solar.

Solar disse que um dia, MoonByul entrou em contato com ela de repente e perguntou sobre as vacinas que JjingJjing tomava. E ela disse que o veterinário recomendou que cães idosos tomassem certo tipo de vacina.

Solar fez MoonByul dançar músicas de diferentes artistas. MoonByul disse que podia dançar qualquer coisa e perguntou a Solar que conceito ela deveria fazer. Solar: “Algo saudável?”, “DNA” do BTS começou a tocar.

Solar disse que aprendeu a coreografia de “Love & Hate”. MoonByul cantou “Love & Hate” ao vivo. Ela acabou errando uma parte da letra e disse “Eu não sei a letra.”

MoonByul também cantou um trecho de “Starry Night”.

MoonByul levou um bolo. Ela mesma que comprou. Disse que era o 3º evento para Solar. Solar disse que MoonByul tem feito eventos para ela. MoonByul comprou um buquê de flores, café e agora um bolo. Esses foram os eventos que elas mencionaram. MoonByul disse que aguardará o que Solar fará por ela.

MoonByul: “Por que você não está chorando?”

Solar: “Para de querer forçar minhas lágrimas.”

Em uma das histórias contadas por MooMoos, uma MooMoo contou que se preocupa por seu irmão ser muito bonzinho, às vezes até demais. Uma vez, ela o viu sendo maltratado e ela apenas fingiu não conhecer ele e por isso se sente tão culpada que decidiu se tornar guarda-costas para ser alguém que protege os mais fracos. A MooMoo disse que nunca conseguiria contar isso para seu irmão, mas que deseja ser mais aberta quando ele retornar do exercito e que também quer comer frango junto com ele. Solar, então, disse: “Essa história é importante, porque ela fala sobre frango.” Solar também pegou o celular da MooMoo e gravou uma mensagem para seu irmão.

Uma MooMoo foi ao show sozinha pois seu namorado não conseguiu comprar o ingresso. Solar, ao saber da história, disse: “Vocês vão ficar juntos por muito tempo. Eu sei. Vou rezar para que vocês durem muito.”

Solar disse que teve muita dificuldade ao preparar seu concerto solo. Em alguns momentos, ela achou tudo muito difícil, mas tudo desapareceu quando ela começou a fazê-los. “Sempre que vejo meus fãs- Eu penso que sempre vai ser feliz e divertido, mas eu percebi que também há tristeza neles. Eles são humanos também. […] Foi aí que comecei a perceber que posso usar minha música para confortar as pessoas também.”

Algumas perguntas que aconteceram no concerto:

Q: “Que tipo de música você quer fazer no futuro?”

Solar: “Há tantas coisas que eu gostaria de tentar. Especialmente reggae.

Solar: “Será que pego outro desejo na árvore de desejos? Eu estou meio viciada nisso.”

Q: “O que você vai fazer depois do concerto?”

Solar: “Eu vou comer. Eu estava com tanta fome antes que comi tudo de uma vez e tenho certeza que farei isso de novo depois. Então, é, vou comer.”

Solar encerrou o concerto com o bis de  “It’s Been A Long Time” novamente.

E encerramos o resumão dos três dias de concerto da nossa líder, Solar. Esperamos que tenham gostado, fizemos com muito carinho essa publicação, linkando todos os acontecimentos citados. O último dia do concerto você pode ver em HD, clicando aqui. Nós também separamos uma playlist das fancams do concerto em nosso canal do YouTube, as fotos do concerto estão em nosso facebook.

• ch0sshi | wheeimple
• eng-ptbr: Raih
• Montagem e adaptações dos textos: Cah | MAMAMOO Brasil